onde estão os gigantes verdes?

Em Lousada é possível encontrar gigantes verdes em diversos habitats e locais, no entanto, em quase todos os locais há alguma árvore com características suficientes para se designar como uma destas árvores.

Há, no entanto, locais de interesse singular para a preservação destes gigantes, que são as propriedades das grandes casas solarengas existentes no concelho, que preservam uma grande parte não só de coleções botânicas singulares como de bosquetes nativos de larga idade.

Além disso também se encontram diversas árvores que chegaram a grande porte após terem sido abandonadas as ações de gestão tradicional que as mantinham mais pequenas. Estamos a falar das árvores que suportavam as vinhas do enforcado, normalmente plátanos, choupos, lódãos e carvalhos. Em diversos locais onde estas práticas foram abandonadas é possível encontrar exemplares de grande dimensão com uma rebentação dos seus ramos num local concreto a 4-5 metros do solo.

Há no entanto mais habitats diversos pelo concelho que albergam estes gigantes e deles brota vida que suporta os ecossistemas desta localidade do Vale do Sousa.

Apesar de continuarmos o processo de caracterização de cada gigante, temos até à data 3700 (dos 7400) caracterizados (a verde no seguinte mapa). A  amarelo temos as árvores identificadas e que ainda não foram caracterizadas.

Descubra os gigantes aqui: 

Veja ainda algumas fotografias dos nossos gigantes: