mecanismos de valorização

A valorização das árvores de grande porte tem-se focado em diversos tipos de ações chave que potenciem o valor que cada uma destas árvores tem. Quer no seu valor ecológico, de suporte de biodiversidade e provisão de demais serviços de ecossistema, mas também relativamente aos seus valores culturais e económicos.

As árvores de grande porte são património natural, guardam histórias e tradições, e são das pessoas que as valorizam. Para tal temo-nos focado em diversas ações chave.

Ações em curso:

rota dos gigantes verdes

65 árvores foram selecionadas pelas suas características únicas para se tornarem os representantes dos Gigantes Verdes de Lousada. 

Estes poderão ser visitados através de uma rota que as une e que é composta por percursos pedestres e rotas rodoviárias.

regulamento municipal de gestão do arvoredo

Identificou-se a necessidade de salvaguardar a possibilidade de criar um mecanismo que permitisse proteger determinados exemplares de interesse concelhio. Conhecer o regulamento.

valorizamos a madeira morta 

Sempre que alguma árvore gerida pelo município tem de ser abatida ou podada, todos os sobrantes removidos são aproveitados para a valorização de espaços naturais concelhios.

Com estes criamos estruturas que permitam melhorar o usufruto do espaço por qualquer visitante, mas também aumentar o potencial ecológico destes locais, uma vez que a madeira morta dá abrigo a inúmeros organismos que devolvem os nutrientes aos solos.

apoios à gestão dos gigantes e suas envolventes

Fazemos a ponte entre os proprietários e as entidades certificadas para gerir da melhor forma o seu património, como empresas de arboricultura ou jardinagem. 

Plantamos futuros gigantes nas suas propriedades e arbustos nativos que valorizam a envolvente da árvore.

verde

associação para
a conservação
integrada da natureza

© Gigantes Verdes, 2021