ENVOLVIMENTO SOCIAL

Das árvores caracterizadas, conseguimos perceber que pelo menos 85% se encontravam em propriedade privada e por isso as ações destinadas à preservação de árvores de grande porte teriam também de, em grande parte, ser focadas nos seus proprietários, ou guardiões como gostamos de lhes chamar.

Felizmente graças a outros projetos como o Lousada Jardins ou o Processo Participativo da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, houve oportunidades de trocar impressões e compreender um pouco melhor a importância do património natural de Lousada, inclusive, como as árvores de grande porte poderiam ser uma oportunidade para criar novas ligações entre os cidadãos e o território.

Neste momento já temos ações em curso que resultaram destas discussões, mas também sentimos a necessidade de consultar técnicos especializados em diversos campos de atuação importantes para a preservação de árvores de grande porte.

Ações em curso:

Viveiro de Gigantes

Uma turma do 2º ciclo do Ensino Básico está a semear e cuidar dos Gigantes Verdes do futuro, filhos dos atuais e que continuarão a carregar o património genético único dos seus ancestrais.

As plantas desenvolvidas serão posteriormente plantadas em áreas concelhias para potenciar a floresta nativa mega-diversa.

conselho consultivo dos gigantes verdes

Especialistas de todo o país foram convidados para, em conjunto, discutir oportunidades de valorização de árvores de grande porte.