GIGANTES VERDES

Projeto vencedor do Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável 2017.

 

Este fundo visa incentivar a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de projetos que tragam benefícios ambientais e sociais para o município.

GIGANTES VERDES tem como objetivo a inventariação e valorização das árvores de elevado valor ecológico do Munícipio de Lousada, utilizando critérios principalmente ecológicos, mas também históricos e culturais, envolvendo os cidadãos na aquisição de informação por todo o território utilizando métodos internacionalmente adotados e cientificamente comprovados.

Como só conseguimos conservar o que conhecemos, a aquisição de informação torna-se vital para que todos os esforços futuros sejam baseados em informação real.

 

Toda a informação adquirida durante este projeto será posteriormente utilizada para várias finalidades como estudos científicos, gestão do património, conservação da natureza e educação e sensibilização ambiental.

A sensibilização ambiental é um dos pilares do projeto, uma vez que temos de estar todos em sintonia para que os esforços efetuados não sejam em vão.

 

Queremos aumentar o conhecimento dos munícipes relativamente à importância destas árvores e de toda a natureza que está ligada a elas, envolvendo o projeto em toda a estratégia ambiental municipal e nos projetos ambientais que estão hoje em dia a decorrer no munícipio: BioLousada, BioEscolas, etc.

Este é assim um projeto inovador em Portugal, que valoriza o potencial ecológico das árvores e envolve os cidadãos na inventariação, gestão e conservação de monumentos vivos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now